segunda-feira, 25 de abril de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA

O MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM (MEJ)




A HISTÓRIA DE 2 LOBOS



Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau: é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho, falsidade, superioridade e ego.
 O outro é Bom: é alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou naquilo por alguns minutos e perguntou ao seu avô:
  - Qual o lobo que vence
    O velho índio respondeu:
                                                                                      
“Aquele que você alimenta”.




CONHECENDO O SURGIMENTO DO MEJ



NO MUNDO

 Em 1865 o Pe Leonardo Cros, Diretor Espiritual do Colégio Tívoli em Bordéus (França), pensou em aproveitar o entusiasmo dos alunos que queriam ir à luta para defender a causa do Papa, ameaçada pelas tropas de Garibaldi, e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”. As armas que o padre lhes propôs foram as do Apostolado da Oração, fundado em 1844 pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet: oração, estudo e o oferecimento de toda sua vida.
Mais tarde, em 1870, o Pe. Henrique Ramière, sucessor do Pe. Gautrelet, pediu ao Papa Pio IX a bênção para esta Milícia, que contava já com 100.000 membros no mundo todo e que promovia eficientemente a comunhão freqüente de crianças, jovens e adultos; de alunos, professores e pais.

Mas é só em 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes que surgiu a idéia da Cruzada Eucarística Internacional. Em 1915, no Colégio Tívoli, dos jesuítas de Bordéus, acima citado, nasce a primeira Cruzada Eucarística para rapazes.

Após a primeira guerra mundial a Cruzada Eucarística se expande pelo mundo todo, inclusive pelo Brasil. Em 1941 publica-se o primeiro Manual da mesma, que reflete a espiritualidade e a organização dos anos precedentes. A 6 de janeiro de 1958, depois de vários anos de estudos teológicos e pedagógicos, o Papa Pio XII aprova o “Regulamento para a Cruzada Eucarística do Apostolado da Oração”, que servirá de base para os futuros manuais.
Em 1960, com motivo da peregrinação a Roma de uma delegação da Cruzada Eucarística da França, o Papa João XXIII, que tinha sido Delegado da Santa Sé na Turquia, ao dirigir-se aos jovens peregrinos, evita o nome de “Cruzada” e fala em “Movimento”. A partir daí se impõe, primeiro na França (1962), depois em todo mundo, o nome de “Movimento Eucarístico Jovem” (MEJ), que passará a ter uma feição pós-conciliar e moderna. Em 2008 o MEJ está presente em 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.

No Brasil: 

No Brasil, após amplas consultas, o Secretariado nacional do AO resolveu adotar oficialmente a nova denominação em progressiva e gradual substituição.
Em 1930 nasce a Revista mensal “Cruzados da Eucaristia”, cuja sede é transferida em 1935 de Itu (SP) para Rio de Janeiro.
Em 1980 Edições Loyola publica a primeira edição do Manual do MEJ, que substituirá as “Normas da Cruzada Eucarística”, versão brasileira do Regulamento aprovado por Pio XII em 1958 acima citado, publicadas no Brasil em 1963. Importantes mudanças foram introduzidas, tais como a ampliação da faixa etária para jovens de 16 anos em diante.


Proposta de Vida
 
É a proposta do “Jovem-Eucarístico”, a proposta de viver os dois gestos da Eucaristia:
  • Servir os outros: gesto concreto de amor;
  • Dar a vida pelos outros: o maior gesto de amor.
Esses dois gestos expressam o “estilo de amar” de Jesus. Mas, como se manifesta este “Jovem-Eucarístico”?
Depois de instituir a Eucaristia, Jesus mandou: “Façam isto”. É isso que o jovem no MEJ é chamado a imitar. A proposta de vida no MEJ é, pois, imitar a Cristo, esforçando-se por ser:
1º. O Jovem da vontade do Pai – Jo 4,34; 19,30
2º. O Jovem para os outros – Mc 3,20
3º. O Jovem servo do irmão – Jo 13
4º. O Jovem de visão universal – Seu projeto de salvação como o de Jesus, se estende a todos os homens. Jesus se ofereceu pela humanidade: por todos e cada um de nós.
5º. O Jovem que partilha a sua vida – Como Jesus, partilha o pão e a vida. Deixa-se “fazer pedaços” pelos outros, para ajudá-los sem reservar nada para si. 

Fonte: Movimento Eucarístico Jovem, 3ª. Edição – Edições Loyola



Como agir bem todo o tempo?

Desde o amanhecer, precisamos dispor a nossa vontade à ação de Deus, para que tenhamos equilíbrio em nossos atos. Em muitos momentos, principalmente nos desencontrados, precisamos fazer atos de vontade de forma a não desrespeitarmos nem agredirmos os nossos irmãos de alguma forma.Muitas vezes, nós nos deixamos arrastar pelos nossos sentimentos e até mesmo que eles tenham a última palavra na nossa vida. No entanto, a sabedoria consiste em deixar-se conduzir sempre pelo Espírito Santo, que sonda o mais íntimo do nosso ser e vem em socorro das nossas fraquezas.O Senhor sempre abençoa os nossos bons propósitos, como diz nos o salmista: “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador” (Sl 23,5).Peçamos hoje ao Senhor a graça de não agirmos pelos nossos impulsos, e sim pelo impulso do Espírito Santo.






Nenhum comentário: