terça-feira, 26 de abril de 2011

LITURGIA DO DIA

Terça-Feira, 26 de Abril de 2011
Oitava da Páscoa

 

 Leitura dos Atos dos Apóstolos.   At 2,36-41

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.
40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 

 

SALMO (SL 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!  

EVANGELHO ( JO 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.  

EU VI O SENHOR 

Maria, em lágrimas, inclina-se e olha para dentro do túmulo. Ela já tinha, todavia, constatado que estava vazio, e tinha anunciado o desaparecimento do Senhor. Por que se inclina então ainda? Por que quer ver novamente? Porque o amor não se contenta com um único olhar. O amor é uma conquista sempre mais ardente. Ela já O procurou, mas em vão. Obstina-se e acaba por descobrir.
No Cântico dos Cânticos, a Igreja dizia do mesmo Esposo: «No meu leito, de noite, procurei aquele que o meu coração ama. Procurei-o, mas não o encontrei. Vou levantar-me e percorrer a cidade; pelas ruas e pelas praças, vistes aquele que o meu coração ama?» (Ct 3, 1-2). Duas vezes ela exprime sua decepção: «Procurei-o, mas não o encontrei!» Mas o sucesso vem, por fim, coroar o esforço: «Os guardas encontraram-me, aqueles que fazem ronda pela cidade. Vistes aquele que o meu coração ama? Mal os ultrapassei, encontrei aquele que o meu coração ama » (Ct 3,3-4).
E nós, quando é que, em nossos leitos, procuraremos o Amado? Durante os breves repousos desta vida, quando suspiramos pela ausência do nosso Redentor. Nós O procuramos na noite, pois, apesar do nosso espírito já estar desperto para Ele, os nossos olhos só veem a Sua sombra. Mas, como não encontramos nela o Amado, levantemo-nos; percorramos a cidade, ou seja, a assembleia dos eleitos. Procuremos de todo o coração. Procuremos nas ruas e nas praças, ou seja, nas passagens escarpadas da vida ou nos caminhos espaçosos. Abramos os olhos, procuremos aí os passos do nosso Bem-Amado.
Esse desejo fez Davi dizer: «A minha alma tem sede do Deus vivo. Quando irei ver a face de Deus? Sem descanso, procurai a Sua face» (Sl 42,3).
Lembro a você que ver o Senhor é ver nosso próprio destino. Nós fomos criados para a eternidade, na vida em comunhão com Deus. Chore, grite, apresente a Jesus sua tristeza e necessidade, pois Ele lhe responderá chamando o seu nome, como chamou o de Maria. E dirá: “Por que choras? Eu estava morto, mas agora vivo para sempre e tenho as chaves de tudo nas mãos. Posso abrir e fechar. Peça o que quiser e eu lhe darei“.
Padre Bantu Mendonça
 
MENSAGEM DO DIA 

Agir como nossa fé Quando São Tiago nos fala de obras, não se trata simplesmente de realizações. Ele fala das obras da fé.

A fé deve ser acompanhada de obras: precisamos agir de acordo com nossa fé. Não adianta acreditar que Jesus cura, é preciso acreditar que Jesus cura você.
Algumas pessoas exigem fé dos outros, afirmando: “Você não foi curado porque não acreditou”. Mas não é verdade; nossa fé será sempre do tamanho de um grãozinho de mostarda. Não espere sentir uma grande fé. É preciso pegar a que temos e aplicá-la.

Muitas vezes nos deixamos levar por nossos sentimentos e raciocínios. Por sentirmos nossa fé pequenininha, achamos que não vale a pena semeá-la: “Como vou confiar nessa fé pequenininha?”

Se Deus não confiasse em você quando você foi gerado, você não existiria hoje. Éramos microscópicos no ventre de nossa mãe. Nossa fé é igualzinha a uma criança que começa microscópica no ventre materno. Ela é sustentada e cresce; se desenvolve e um dia vem à luz. Assim também precisamos semear nossa fé pequenina como a semente de mostarda. É preciso que as obras da fé colaborem para que então ela venha à luz.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

PALAVRA DO PASTOR

SÓ PELA ORAÇÃO O HOMEM ENCONTRA SENTIDO PROFUNDO DA VIDA, DIZ PAPA

"Somente se sabemos dirigir-nos a Deus, rezar a Ele, podemos descobrir o significado mais profundo da nossa vida, e o caminho cotidiano é iluminado pela luz do Ressuscitado", destacou o Papa Bento XVI antes da oração mariana do Regina Coeli nesta segunda-feira, 25, chamada tradicionalmente de Segunda-feira do Anjo.

O Papa salientou que a ressurreição do Senhor assinala a renovação da condição humana. "Cristo derrotou a morte, causada pelo nosso pecado, e nos reporta à vida imortal. De tal evento emana a vida inteira da Igreja e a existência mesma dos cristãos", disse.

O Santo Padre explicou que o homem pode encontrar o Senhor e tornar-se sempre mais autêntica testemunha d'Ele somente se "aprender a dirigir constantemente o olhar da mente e do coração à altura de Deus, onde está o Cristo ressuscitado. Na oração, na adoração, portanto, Deus encontra o homem", indicou.


 









 

 

 

 

 

Nenhum comentário: